Dicas de uso do repelente de insetos em crianças

Reunimos algumas dicas e orientações sobre o uso de repelentes nas crianças:

– NUNCA aplicar na mão da criança para que ela mesma espalhe no corpo. Elas podem esfregar os olhos ou mesmo colocar a mão na boca.

– NÃO aplicar próximo da boca, nariz, olhos ou sobre machucados na pele e seguir as orientações do fabricante guardando a bula ou embalagem para posterior consulta, em caso de ingestão ou efeitos adversos.

– Para proteção utilize roupas com as mangas longas e calças compridas. Evite roupas escuras (atraem mais insetos), O uso de perfumes pode atrair alguns insetos e deve ser evitado nas crianças. Algumas roupas já vêm tratadas com substâncias repelentes (geralmente artigos esportivos como camisas para camping e pesca).

– Os mosquitos como o Aedes atacam mais durante as primeiras horas da manhã e no final da tarde, mas podem picar à noite se houver suficiente luz artificial. Nestes períodos as janelas devem ser fechadas.

– O uso do ar condicionado ajuda a manter os mosquitos afastados. Existem produtos que podem ser utilizados nas roupas como a permetrina (repelente e inseticida) 0,5% em spray (para ser aplicada APENAS nas roupas e telas de janelas e NÃO diretamente sobre a pele). As telas e mosquiteiros podem ser tratados com a permetrina em spray ou alguns já estão disponíveis com a substância com ação repelente. Os repelentes elétricos (com liberação de inseticidas) são úteis e diminuem a entrada dos mosquitos quando colocados próximos das janelas e portas, mas fique atento quanto à orientação do fabricante para o uso deles.

– NÃO permitir que a criança durma com o repelente aplicado. Apesar de seguro se usado corretamente o repelente é uma substância química e pode causar reações alérgicas ou intoxicações na criança quando utilizado em excesso.

– Repelentes com hidratantes ou protetores solares devem ser evitados, pois essas associações não são recomendadas em crianças. Os repelentes reagem com os protetores solares e acabam por reduzir o efeito do protetor quando aplicados juntos. Pode-se aplicar o protetor solar e após 20 a 40 minutos realizar a aplicação do repelente escolhido.

– A apresentação em loção cremosa é mais segura do que a apresentação em spray e deve ser preferida nas crianças. Para crianças abaixo de 6 meses não há estudos nessa faixa etária sobre a segurança dos repelentes. Esses produtos podem causar reações alérgicas locais e sistêmicas e devem ser usados com cautela e, preferencialmente, com a orientação do pediatra.

Juliana Furtado Lopes – Técnica em Enfermagem e
Marcela I. Silveira – Nutricionista – CRN2 9531

 

Imagem ilustrativa: pixabay.com