Meu filho não quer comer

Se você é mãe, sabe bem que fazer o filho se alimentar de forma saudável e nas horas certas não é tão fácil quanto parece. Na teoria, basta colocá-lo à mesa e esperar que ele coma tudo – e isso inclui muita salada e legumes, mas, na prática, pequenos erros cometidos pelos pais são capazes de transformar esse momento em uma verdadeira batalha.
Descubra quais são os deslizes mais comuns na hora de alimentar os pequenos e aprenda como resolvê-los:

Erros na hora de alimentar a criança:

Desistir ao primeiro “não gosto disso“
É comum que as crianças rejeitem alguns alimentos, principalmente, quanto eles não são lá tão convidativos, quanto a batata frita ou o chocolate. Desistir de oferecer um alimento na primeira recusa da criança é um erro muito cometido por alguns pais. Se ela disser não para algum tipo de legume cortado em rodelas, por exemplo, insista e ofereça o mesmo alimento em outros formatos. Se depois de várias tentativas, ele continuar recusando, aceite que ele não gosta e invista em outras coisas.

Forçar a criança a comer tudo
É comum que muitos pais façam com que a criança coma tudo, mas comer muito não é sinônimo de comer bem. Fazer com que o pequeno raspe o prato acaba sendo prejudicial para a saúde da criança, já que, na gana de comer tudo, ela perde o senso de saciedade.
A criança conhece o seu limite e o ideal é que você deixe que ela coma o suficiente para se sentir satisfeita, não estufada. Caso ela raspe o prato e ainda esteja com mais fome, com certeza, vai pedir para repetir, sem precisar ser forçada a comer.

Oferecer guloseima como recompensa
Barganhar para que a criança se alimente também não é um bom negócio. Isso porque, caso ela não esteja com fome, vai acabar comendo sem vontade apenas para ganhar o doce prometido. É necessário que a criança entenda que ela deve comer pelo seu próprio bem e não para receber recompensas. Nesses casos, o indicado é estabelecer uma regrinha para o consumo de doces e estabelecer horários e dias certos.

Dar lanches e doces fora de hora
Dizer sim toda vez que a criança quiser dar uma beliscada em alguma coisa, pode fazer com que a rotina alimentar dela fique totalmente desregulada. Segundo a Associação Brasileira de Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), a criança deve se alimentar seis vezes ao dia, incluindo as refeições principais, como o café da manhã, almoço e jantar. Se ela come um salgadinho antes do almoço, por exemplo, acaba perdendo a fome depois.

Deixar a criança comer vendo TV
Permitir que seu filho coma em frente à TV ou mexendo no celular, por exemplo, pode fazer com que ele se distraia e deixe a refeição de lado. O certo é que ele se sente à mesa, de preferência com toda a família, e se concentre na refeição. Além disso, essa prática colabora para a interação da criança com os pais e irmãos.

Fonte: http://www.vix.com/pt/saude/537266/meu-filho-nao-quer-comer-5-erros-que-provavelmente-voce-comete-sem-saber?utm_source=Facebook&utm_medium=WidgetDown&utm_campaign=Sharing

 

Imagem ilustrativa: freerangestock.com