Saiba mais sobre o projeto Ciclo do Alimento
No mês de março deste ano iniciamos a parceria com a professora Laura para a condução das atividades em Educação Ambiental na nossa escola e juntos estamos colhendo os frutos da horta que já havia na escola. As crianças colheram e comeram mamão no lanche, direto do mamoeiro! São lindos e deliciosos frutos bem docinhos! Também colheram batata-doce e se conectaram com as ervas aromáticas: hortelã, alecrim e manjericão. Os tomatinhos cereja nascem espontaneamente, fruto da antiga composteira que acontecia diretamente no canteiro, que foi degustado por algumas turmas. A professora Laura foi chegando, reconhecendo o espaço e buscando conectar o que já havia na escola com possibilidades que ela traz a partir da proposta de nos integrarmos!
A partir do projeto “Ciclo do Alimento”, temos a intenção de aproximar a comunidade escolar (crianças, famílias e equipe) ao convívio mais íntimo do processo de produção do alimento. Diariamente todos nós nos alimentamos, mas pouco refletimos sobre esse processo. A correria do dia a dia, nossa rotina apertada de trabalho, atividades e cuidados com a família no ambiente urbano tem nos proporcionado muitos alimentos já processados e cada vez menos alimentos in natura compõem as refeições. Por isso o “Ciclo do Alimento” convida a todos e todas a tocar na terra, acompanhar o crescimento das plantas, as dinâmicas do meio ambiente e reconhecer a natureza de onde brotam os alimentos que comemos. Afinal, mesmo as delícias prontinhas que compramos no mercado e na padaria têm por trás os frutos que cresceram na terra.
A grande felicidade para nossa nova professora foi a resposta rápida que a comunidade escolar deu às pequenas propostas feitas nestes três primeiros meses de contato!
Nas formações da equipe da escola, estamos trabalhando o projeto com enfoque nas relações que nós humanos criamos e como nossas ações diárias impactam neste “Ciclo do Alimento”. A implementação da Composteira foi o primeiro passo para olharmos um dos pontos principais do Ciclo: resíduos! Aproveitando o que já acontece na escola, as crianças e a equipe da cozinha têm levado os restos de alimentos crus (cascas de frutas, vegetais, verduras, que são preparados nas refeições da escola) para a horta, gerando uma grande pilha de matéria orgânica que ao se decompor corretamente na composteira resulta em adubo para as plantas! É o começo do fechamento de um ciclo virtuoso! O mais lindo são os relatos das professoras, que têm levado as crianças após o lanche para descartar as cascas na composteira e vêm percebendo um maior interesse dos pequenos em comer as frutas para então oferecer as cascas na horta! Quem imaginou que uma composteira pudesse aumentar o volume de frutas ingeridas pelas crianças?! Bons estímulos e vínculos são tudo.
Outra conquista é a oferta de folhas que estamos recebendo das famílias! Parte fundamental para a compostagem, o volume de folhas que as árvores que temos na escola ofertam é baixo e a chegada dos sacos de “lixo” com essas preciosas fontes de carbono estão possibilitando um ambiente correto para que a transformação dos resíduos em adubo ocorra. Quanto maior o volume que chegar, melhor: agradecemos às famílias que puderem se aproximar desta etapa!
As crianças já realizaram muitos plantios, de couve, brócolis, couve-flor, alface crespa, alface roxa, cebola, chás e temperos. Chamamos as fadas para nos ajudarem na horta! Mas as formigas estão sendo grandes vilãs neste processo… comeram praticamente tudo, restando apenas alguns pés de alface. Mas devemos lembrar que as formigas, por mais chatas que pareçam, também têm o seu papel na biodiversidade e na cadeia alimentar, então, em vez de matá-las, estamos trabalhando para afastá-las da horta, tentando acabar com a devastação que elas estão causando. Não usamos veneno, pois sabemos que o uso de formicidas e outros venenos, além de serem muito prejudiciais às pessoas, especialmente às crianças, podem causar dano ao meio ambiente, pois acabam indo parar nos lençóis freáticos através da penetração da água da chuva e irrigação no solo. Com paciência, as formigas podem ir viver em lugares onde não atrapalhem a convivência com humanos. E este é um ponto importante que queremos ressaltar na Educação Ambiental: nós, seres humanos, fazemos parte da teia da vida, não somos o centro dela e precisamos reconhecer a importância de todos os seres que a compõe. As formigas nos indicam que há pouca matéria orgânica no solo ao nosso redor, pois o papel delas é justamente recolher matéria orgânica da superfície e depositar no solo. Trabalho de formiguinha é assim: de pouquinho em pouquinho elas vão recuperando o solo com nutrientes que elas carregam. Em meio ao espaço urbano, as formigas estão tentando realizar um trabalho árduo de revitalizar um solo coberto por asfalto e cimento… Tenhamos paciência para elas compreenderem que na nossa horta o solo já está bom!
Surge também a questão: apenas o que a gente come impacta o “Ciclo do Alimento”? Foi por isso que realizamos a implementação dos Coletores de Pilhas, Lâmpadas e Óleo de cozinha, que a cada dia estão recebendo mais resíduos trazidos pelas famílias. Estes itens que consumimos também podem afetar o “Ciclo do Alimento” e contaminar os cultivos. O envio destes resíduos para aterro sanitário é proibido por lei. Ao os enviarmos para usinas de reciclagem permitimos que possam voltar para seus ciclos produtivos, além de evitarmos a contaminação ambiental.
Por fim, agradecemos profundamente as famílias, crianças e equipe que estão sempre colaborando conosco e pedimos que continuem nos apoiando para que possamos dar continuidade a estes projetos. Sempre pensando em preservar a nossa humanidade, já que somos parte do meio ambiente, para assim contribuir na formação das nossas crianças, incentivando que sejam conscientes e preocupadas com o nosso planeta!
Equipe Polo Infantil e Laura Neis