De aroma inconfundível, vamos falar da bergamota!

As bergamotas são frutas cítricas de casca fina e cor alaranjada que fazem parte do grupo de tangerinas.

É difícil encontrar um gaúcho que não conheça e não consuma a bergamota, principalmente em um dia ensolarado de inverno na companhia de um bom chimarrão.
As bergamotas são ricas em antioxidantes combatendo assim os radicais livres associados ao envelhecimento precoce e ao desenvolvimento de problemas de saúde, como por exemplo inflamações, doenças de pele e neurológicos.

Rica em vitamina C, auxilia aumentando a imunidade do corpo e na absorção do ferro no nosso organismo. Além da Vitamina C, a bergamota é fonte de outras vitaminas, como A, vitaminas do complexo B e outros nutrientes como o fósforo, além de ser um alimento fonte de fibras, auxiliando no bom funcionamento do trato gastrointestinal.

Receita – Bolo de Bergamota

Bergamota é boa de qualquer jeito, não é? Que tal experimentar uma receitinha de bolo dessa delícia?

Ingredientes:
4 bergamotas bem higienizadas do tipo mimosa (aquela pequena da casca mais fininha) – Corte ao meio, retire os gomos das cascas e depois as sementes e a parte branca mais grossa de cada gomo;
1 xícara de óleo de girassol;
2 ovos;
2 xícaras de farinha de trigo (pode dividir em uma xicara de farinha branca e uma integral se preferir bolo integral);
2 xícaras de açúcar mascavo ou demerara;
1 colher de sopa de fermento em pó.

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes muito bem batidos no processador, mini processador de alimentos ou até no Leve tudo ao liquidificador, inclusive as cascas (opcional – fica com gosto mais marcante da fruta) e junte o óleo e os ovos. Bata bem, até formar um creminho bem lisinho. Leva aproximadamente 3 minutos.
Coloque o creme em uma tigela. Junte a farinha, o açúcar. Vá juntando aos poucos e mexendo bem, para misturar tudo. Ao final, acrescente o fermento em pó.
Coloque em fôrma de buraco untada e enfarinhada e leve ao forno médio (180C) preaquecido por 45 minutos ou até passar pelo teste do palito. Desenforme frio.

 

Imagem ilustrativa: pexels.com