Dicas de atividades para fazer com as crianças

O momento que estamos vivendo é delicado e este período de isolamento social está fazendo com que várias marcas e empresas compartilhem iniciativas interessantes que ajudam a manter as crianças distraídas e ocupadas mesmo em casa.

Desta forma é possível divertir os pequenos com inúmeras atividades e aproveitando também os benefícios de alguns apps e sites que liberaram gratuitamente seus acessos nesta fase difícil.

Reunimos aqui algumas ideias para ajudar as famílias e contribuir para que este período seja um pouco mais leve e feliz.

Atividades sem telas (celular, tablets, computadores ou tv´s)
* Crianças abaixo de 2 anos não devem ter contato com telas, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde)

1. Cozinhar com as crianças: Pode ser muito divertido e não é hora para se preocupar com a bagunça na cozinha ou com aquele pingo que caiu na roupa. O que interessa aqui é a cumplicidade, a divisão de tarefas, o aprendizado, a troca de conhecimento.
Que tal pegar aquele livro de receitas que era da sua mãe ou lembrar da receita que ela fazia e tentar fazer com seu filho, sobrinho ou neto? Além da receita em si, muitas memórias e histórias de infância podem ser compartilhadas tornando este momento único e emocionante.

2. Aproveitar as embalagens: Muitas famílias estão usando o serviço de delivery e as encomendas, de modo geral, chegam embaladas em caixas, com papel bolha, bolinhas de isopor. Que tal usar todo este material que viraria lixo e transformar em brinquedos que podem ser construídos junto com as crianças? Neste link do Pinterest tem uma coletânea de ideias criativas que podem servir de referência para esta brincadeira.

3. Além destas que indicamos acima, também postamos em nossa página no Facebook o passo a passo de algumas atividades ótimas para fazer com os pequenos. Olha só o que tem por lá:
– Massinha de Modelar
– Boneco Sensorial
– Lista de Compras
– Alfabeto de Massinha
– Acerte o Buraco
– Chão é Lava
– Acerte a Letra
– Pista de Carrinhos
– Varal de Fitas
– Caça ao Tesouro Sensorial

 

Atividades com telas (celular, tablets, computadores ou tv´s)

Kidsbook, projeto do Banco Itaú: A instituição disponibiliza 12 livros infantis que podem ser baixados no celular, tablet ou computador para leitura com as crianças neste link.

Google Earth: que tal brincar de exploração? Os mais crescidos gostam muito de falar em viagens, em países que querem conhecer, em lugares para explorar. Quem tiver um daqueles globos mais antigos em casa brincar assim: a criança fecha os olhos e você gira o globo. Com o dedo a criança aponta algum lugar, ajudando o globo a parar de girar. O ponto em que cair, sendo um país, ilha, etc. é possível acessar com o Google Earth e mostrar para a criança como é, o que tem no lugar. É possível falar sobre a cultura, a alimentação, os animais que existem no local. Enfim, a variedade de temas é grande e o que vale aqui é a criatividade na exploração. E se você não tiver um Globo, qualquer mapa serve! Para acessar o Google Earth clique aqui.

 

Enfim, a variedade de alternativas é grande!
E se fosse preferir não fazer nada disso em algum momento e quiser ficar abraçadinho no seu pequeno será maravilhoso também!