Alimentação

As escolas de educação infantil são uma realidade na vida de grande parcela das crianças brasileiras, onde permanecem cerca de oito horas por dia, cinco dias por semana. Faz-se necessário e importante a criação e sedimentação de hábitos alimentares e comportamentais (SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA, 2012).

No contexto de Educação Nutricional, o ambiente escolar é considerado um excelente lugar para o desenvolvimento de ações direcionadas à promoção de saúde e à qualidade de vida. Isso porque, nesse período, a criança está em total fase de desenvolvimento e maturação biológica.

Embasado nesta observação, a Escola Polo Infantil atende a parte nutricional dos seus alunos da melhor maneira possível, buscando abordar desde avaliação nutricional com dados de peso e altura verificados pela técnica de enfermagem responsável da escola e avaliados pela nutricionista responsável, até qualidade nutricional do cardápio elaborado semanalmente com produtos saudáveis e orgânicos, como vegetais, legumes, frutas e ovos. Alguns deles inclusive encontrados na horta da escola.

O cardápio da Polo Infantil é elaborado atendendo as normas de quantidades de macro e micronutrientes essenciais para as crianças de 6 meses a 5 anos.

Visando a qualidade nutricional, porém, atendendo também ao respeito e rotina das famílias de nossos alunos, trabalhamos com uma prática de planilhas de restrições alimentares, onde atualizamos regularmente com observações realizadas pelos pais referentes a hábitos, alergias e aversões alimentares dos nossos alunos. Essas planilhas são direcionadas aos refeitórios, ficando disponíveis para todos os professores e na cozinha, para acesso direto de nossas cozinheiras.

Toda a família, ao ingressar na escola é encaminhada a uma conversa com a nutricionista responsável para ajustar da melhor maneira possível a oferta alimentar da criança no período em que esta se encontrar dentro da escola. Além disso são marcadas reuniões periódicas com pais que necessitam de auxílio referente à alimentação do seu filho, buscando desta forma atingir objetivos de qualidade nutricional e desenvolvimento dos nossos alunos dentro e fora da escola.

Lembramos que qualquer tipo de restrição ou liberação de alimentos deve ser formalizado através da agenda ou diretamente com a Nutricionista.

Trabalhamos com montagem de 3 cardápios:

Este cardápio é elaborado para todos os alunos da Escola Polo Infantil a partir das turmas de Pré-Infantil.

Na preparação de nossas refeições orientamos o cuidado no uso de temperos em geral, principalmente de sal e açúcar que são utilizados com moderação, sendo somente o mascavo e em preparações de lanches

Este cardápio é oferecido para os alunos da Escola Polo Infantil das turmas de berçário, sendo a faixa etária de 1 a 2 anos aproximadamente. É um cardápio elaborado de maneira similar ao cardápio geral, porém, sem o acréscimo de açúcar nas preparações de lanches.

Este cardápio é oferecido para os alunos da Escola Polo Infantil somente para as turmas de espaço bebê, faixa etária de 4 a 12 meses aproximadamente. É um cardápio elaborado de maneira similar ao cardápio baby, mantendo sem açúcar, porém, sem oferta de sal, vegetais folhosos e crus, sem chás e sucos e com ajustes de consistência dos alimentos, sendo esses amassados e/ou picados.