Notícias

03/10/2017

Por que o feijão faz tão bem à saúde?

O feijão é um alimento riquíssimo tanto em sabor como em nutrientes. O feijão, seja em um prato com arroz, na salada, no copinho ou numa farta feijoada, é um alimento riquíssimo de sabor e de nutrientes, que todo brasileiro ama. Com cerca de 14 variedades - todas com grande valor nutricional - essa leguminosa (uma das mais ricas fontes de ferro) faz parte do item básico na refeição do país, sendo os tipos preto, carioca, branco e azuki os mais conhecidos. "O feijão é fonte de vitaminas B1, B2, B3 e B9 (que colaboram para o bom funcionamento do sistema nervoso e da medula óssea); em proteínas e minerais (potássio, ferro, fósforo, cálcio, cobre, zinco e magnésio) e lisina, aminoácido que contribui para o crescimento de crianças e adolescentes, essencial, mas que o corpo não produz".

Com tantos prós assim, a leguminosa ganhou até recomendação do Guia Alimentar do Ministério da Saúde, que prevê a ingestão da dupla arroz e feijão todos os dias, na proporção de uma porção de feijão para três de arroz. É que o consumo diário desses alimentos também ajuda a prevenir doenças. "A fibra do arroz e a do feijão reduzem o risco de distúrbios cardiovasculares, diabetes, câncer de cólon e ainda contribuem para um melhor funcionamento do intestino".

O caldo do feijão contribui com menores quantidades de fibra e nutrientes quando
comparado ao grão. Por esse motivo ele deve ser servido com grão para atingir todos os benefícios citados.


Benefícios ao trato digestivo, à saúde bucal e prevenção de diversas doenças. Confira as razões para não abrir mão do feijão nas refeições:
6 benefícios do consumo de feijão para a saúde

Fonte de vitaminas do complexo B – O feijão evita o cansaço, fadiga, alterações no humor e distúrbios neurológicos causados pela falta de vitaminas do complexo B no organismo.

Combate a anemia – O consumo de feijão evita a anemia ferropriva, ou seja, a anemia por deficiência de ferro. Se combinado a alimentos que contenham vitamina C, como laranja, o organismo absorve ainda mais o mineral.

Fonte de potássio – Por ser rico em potássio, o feijão colabora para a saúde do coração, além de contribuir para o relaxamento muscular, evitando cãibras, antes ou depois de atividades físicas. 

Evita cáries – A união do arroz e o feijão proporcionam uma dose diária de flúor que pode ajudar no controle de cáries nos dentes, já que eles absorvem melhor o flúor presente na água tratada.

Evita prisão de ventre – A alta concentração de fibras do feijão colaboram para o melhor funcionamento do sistema digestivo, facilitando o trânsito intestinal. Controla os picos de açúcar no sangue – Mais um benefício das fibras do feijão: elas evitam que o açúcar entre rapidamente na corrente sanguínea, mantendo as taxas de glicose ideais.


Fonte: Nutrição Prática e saudável.
Crédito da imagem: edição e aplicação sobre foto pixabay.com
 

Av. Wenceslau Escobar, 1451 - Vila Assunção - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
Fones: (51) 3022.2626 / 3084.4343

Desenvolvido por CDI - Comunicação Digital Inteligente Copyright 2012 © Polo Infantil