Que tal uma sopa deliciosa e nutritiva neste frio?

No friozinho do nosso inverno nada melhor que uma sopinha gostosa para aquecer, certo?
Além de ser de fácil preparo, a sopa de vegetais é um prato rico em vitaminas/minerais (importante para o bom funcionamento do corpo todo), fibras (auxiliam na diminuição do colesterol e glicose sanguínea, além de melhorar a função intestinal), água (evita a desidratação e melhora o funcionamento dos rins) e aquece o corpo, sendo assim um prato com uma importância nutricional extraordinária.
Os ingredientes da sopa podem ser muito variados, porém, vale lembrar que para ser um prato ainda mais saudável, é importante que ela contenha todos os grupos alimentares, portanto é importante incluir carboidrato, proteínas e lipídeos de qualidade e de forma adequada. Desta forma, nossa sopa de vegetais rica em nutrientes deve conter vegetais variados, carnes, peixes e/ou mariscos e preparada com óleo de qualidade.
Muita gente gosta de dar aquele gostinho a mais na sopa acrescentando um queijinho ralado por cima na hora de comer, porém, cuidado, além de o queijo ralado aumentar o valor calórico da sopa, ele é rico em sal/sódio, que aumenta a pressão arterial e a retenção de líquidos, no caso de usá-lo, o faça com moderação, ou utilize outras opções mais saudável, como por exemplo polvilhar sobre a sopa gergelim, linhaça triturada, salsinha, cebolinha ou alho desidratado. Vale a pena experimentar!

Atenção:
– Não é recomendado o consumo de sopas industrializadas. Além de possuir alto valor de calorias e de sal, são pobres em vitaminas e minerais;
– Cuide para não cozinhar demais os legumes, pois o teor de fibras e nutrientes diminui quando muito cozidos;
– Quanto mais colorida for sua sopa, mais vitaminas e minerais você estará ingerindo;
– Para um melhor aporte proteico na sua sopa, você pode acrescentar uma carne magra (gado, frango, peixe), cozinhar um ovo estalado junto na sopa (alguns minutinhos antes dela ficar pronta inclua o ovo e ao estar cozido sirva junto) ou até mesmo picar ovo cozido sobre a sopa depois de pronta.

Receita

Sopa básica de legumes com frango:
Ingredientes (cuidar higienização dos vegetais):
1 colher de sopa de azeite de oliva;
1 alho poró picado;
1/2 cebola picada;
1 peito de frango limpo e picado em pedaços pequenos;
Sal à gosto;
2 cenouras picadas;
2 batatas picadas;
10 vagens ou brócolis picados;
2 chuchus picados;
1/3 moranga com casca higienizada e picada;
Espinafre ou couve à gosto;
Salsinha e cebolinha.

Modo de preparo:
Em uma panela grande aqueça o azeite, refogue o alho poro e a cebola, acrescente o peito de frango temperado com um pouco de sal e refogue, após acrescente com 1 chaleira de água e deixe cozinhar. Quando o frango estiver cozido coloque as cenouras e um pouco mais de água, após 5 minutos acrescente as batatas e mais água, após 5 minutos coloque as vagens ou brócolis, os chuchus e água. Corrija o sal. Após 5 minutos acrescente a moranga e água se necessário. Quando os legumes estiverem cozidos, desligue o fogo e coloque as folhas de espinafre ou couve. Sirva com salsinha e cebolinha picados por cima com a sopa já nos pratos e pode acrescentar um fiozinho de azeite de oliva por cima.

Lembre-se: Essa receita mostra sugestão de vegetais (com bom aporte de carboidratos e vegetais variados) e proteína, porém, pode usar a imaginação e preparar conforme o gosto da família, podendo inclusive incluir massinhas, arroz ou até mesmo quinua (fornece boa aporte proteico também) como opções de carboidratos, dependendo dos vegetais que serão utilizados.

Rendimento: aproximadamente 6 pratos de sopa.

 

Imagem ilustrativa: unsplash.com