A Psicologia dos Desenhos Animados

Tudo o que vemos e o que passa na televisão tem uma intenção de transmitir algo para o público, influenciar ou persuadir. Por isso, antes de deixar seu filho(a) assistir televisão, pare e reflita se os valores que estão sendo passados nos desenhos animados que as crianças estão assistindo fecham com o que vocês acreditam e transmitem na sua casa.

Em alguns momentos precisamos que eles fiquem calmos, pois a casa precisa ser colocada em ordem, como a comida para fazer, roupa para passar, louça para lavar e até um descanso de alguns minutos, mas o que as crianças ficam vendo na televisão? Temos como controlar? Precisamos nos preocupar? As respostas dependem dos seus valores como família e do que você quer passar de valores na sua casa, e da forma que você for retomar com seus filhos após ver uma situação inadequada ou que você possa usar para refletir com eles.

Vamos pensar nos desenhos mais populares do momento e o que eles querem transmitir?!

Patrulha Canina
É uma série de aventura canadense americana estrelada por filhotes heróicos onde cada um tem uma habilidade para resolver problemas e ajudar a sua comunidade, além de valorizar o trabalho em equipe. ]

Peppa Pig
É uma série britânica, que conta a história de uma porquinha cor de rosa e sua família. Peppa adora brincar de fantasiar e pular e poças de lama, porém as vezes é arrogante, teimosa e debocha da barriga do seu pai e de sua ingenuidade. O desenho tem muitas cores chamativas e os capítulos são curtinhos. Contudo, o desenho traz a relação familiar no cotidiano e os vínculos familiares.

Que monstro te Mordeu
É uma séria de origem brasileira, que conta a história de monstros que são desenhados por crianças e que ganham vida, não tem internet e nem mundo virtual no mundo do desenho, sendo que todos devem se relacionar pessoalmente e resgatar a importância do convívio. Trata dos medos e dos sentimentos que cada personagem tem.

O Incrível Mundo de Gumball
É uma série de desenho animado britânica, que conta a história de um menino gato azul e de seu irmão que frequentam uma escola, eles estão sempre envolvidos em confusões e estão frequentemente infringindo regras. Os personagens principais tem uma irmã intelectual e uma mãe trabalhadora, onde os dois ficam em casa com seu pai.

Como pais e educadores devemos estar sempre atentos ao que os nosso filhos estão vendo seja na televisão ou na internet. Devemos ter um pensamento crítico e se acharmos inadequado deve ser repensado se vamos deixar as crianças assistirem, pois é desde pequeno que os valores são formados e que eles vão internalizando como devemos interagir em sociedade.

 

Imagem ilustrativa: fotomontagem com imagem de nickjr.com.br