Porque não devemos liquidificar ou peneirar os alimentos dos bebês?

Para que o bebê continue crescendo bem, a partir dos seis meses, ele necessita receber outros alimentos além do leite materno, pois suas necessidades nutricionais já não são mais atendidas somente com o leite materno.

Os alimentos devem ser inicialmente semissólidos e macios, sob a forma de papa/ purê, devendo ser amassados e nunca peneirados ou liquidificados, pois ocorre perda de fibras dos alimentos. Além de permitir que o bebê comece a conhecer a textura dos alimentos.

A partir dos 6 meses, a criança já apresenta maturidade fisiológica e neurológica para receber outros alimentos, e já há a produção de enzimas digestivas em quantidades suficientes. Além disto, vai desenvolvendo habilidade para sentar-se, facilitando a alimentação oferecida através da colher. Aos 6 meses, a trituração complementar dos alimentos é realizada com as gengivas que já se encontram suficientemente endurecidas, devido a aproximação dos dentes.

A introdução da alimentação complementar espessa (grossa) vai estimular a criança a jogar os alimentos para os dentes trituradores e no reflexo de mastigação.

Com 8 meses, a criança que foi estimulada a receber papas com consistência espessa, vai desenvolver melhor a musculatura facial e a capacidade de mastigação. Assim, ela aceitará, gradativamente, com mais facilidade a comida da família a partir dessa idade, desde que sem temperos picantes, sem alimentos industrializados, com pouco sal e oferecidos amassados, desfiados, triturados ou picados em pequenos pedaços.

Observações Importantes:
– A criança tem o estômago pequeno e consome poucas colheradas no início da introdução dos alimentos complementares, sendo necessário garantir o aporte calórico com papas de alta densidade energética (caloria/grama de alimento).
– Com a introdução dos alimentos complementares é importante que a criança receba água nos intervalos. A água oferecida deve ser a mais limpa possível (tratada, filtrada e fervida).
– A consistência da dieta deve ser aumentada gradativamente, respeitando as habilidades da criança.
– Atenção à recomendação: O aleitamento materno deverá acontecer até os dois anos de idade ou mais. Sendo que, é a partir dos 6 meses de vida que a criança poderá receber alimentos, antes disto, só o leite materno pode ser ofertado ao bebê. Salvo algumas exceções.

Referência:
Ministério da Saúde. Dez passos para uma alimentação saudável. Guia alimentar para crianças menores de dois anos. 2ª edição. Brasília, 2014.

Marcela I. Silveira
Nutricionista
CRN2 9531

 

Imagem ilustrativa: pixabay.com